Política
Lula quer punir policiais que lutaram contra o comando vermelho e ajudar família de bandidos m0rtos
Lula chama operação contra o Comando Vermelho de ‘mattança’
A megaoperação ocorreu na terça-feira 28 e envolveu cerca de 2.500 policiais
A recente operação policial contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, realizada na semana passada, foi alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 4.
Em entrevista concedida a correspondentes estrangeiros, Lula descreveu a ação como uma “matança” e afirmou que o episódio foi “desastroso” em relação à conduta do Estado.
Durante entrevista concedida em Belém (PA) às agências Associated Press e Reuters, Lula afirmou que pretende exigir uma investigação paralela sobre o caso.
LEIA TAMBÉM:
Novas regras para antecipação de crédito do saque-aniversário do FGTS: veja quem poderá aderir e outras respostas
Mulheres não vão mais receber benefício do INSS
Como pedir empréstimo Nubank: passo a passo para contratar agora mesmo
“Vamos ver se a gente consegue fazer essa investigação”, afirmou o petista. “Porque a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve matança”.
Lula quer investigar ação da polícia
Lula também disse que quer analisar as circunstâncias da realização da operação.
“Até agora, nós temos uma versão contada pela polícia, contada pelo governo do Estado, e tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam ou se teve alguma coisa mais delicada na operação”, afirmou o presidente.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, avaliou o resultado da operação como positivo, afirmando que as únicas vítimas são os quatro agentes da polícia mortos pelos criminosos.
No entanto, Lula demonstrou insatisfação com o saldo da ação.
“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas, do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, afirmou o petista.
Contexto da operação
A megaoperação, batizada de Operação Contenção, ocorreu na terça-feira 28 e envolveu cerca de 2.500 policiais.
O principal objetivo era conter o avanço do Comando Vermelho na região. De acordo com Felipe Curi, secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, os complexos teriam se tornado base estratégica da facção, utilizada para treinamentos e recrutamento de integrantes.


-



Política3 dias atrásDesesperados, ministros do STF querem interferir na PF, bloqueando investigação e Gilmar Mendes fala em anular todo o caso Master!
-



Geral8 horas atrásErika Hilton votou contra o aumento das penas para estuprad0res e feminicídios
-



Política7 horas atrásAlexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de idosa de 68 anos com câncer presa pelo 8/1 e manda investigar juiz que a soltou
-



Política7 horas atrásJornalista esquerdista diz que “O brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”: tribunal acata recurso dele e obriga Universal pagar indenização por descordar
-



Geral7 horas atrásDITADURA: Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão contra jornalista que fez reportagem sobre Flávio Dino usar uma Toyota SW4 do TJMA para lazer
-



Política6 horas atrásÉrika Hilton(mulher trans) processa Ratinho e pede prisão por ele dizer que mulher tem que ter útero e menstruar, pedindo R$10 milhões