Educação
Greve acaba e professores universitários ficam sem reajuste em 2024
Professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há cerca de 60 dias. O termo de acordo foi fechado no nesse domingo (23) e será assinado na quarta-feira (26).

Aulas devem ser retomadas plenamente até 3 de julho
Professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há cerca de 60 dias. O termo de acordo foi fechado no nesse domingo (23) e será assinado na quarta-feira (26).
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se inicia nesta segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.
“Reunido em Brasília neste fim de semana, o Comando Nacional de Greve informa que, finalizada a sistematização dos resultados deliberados nas assembleias da base nos estados entre os dias 17 e 21 de junho, a categoria docente definiu pela assinatura do termo de acordo apresentado pelo governo, a ser realizada em 26 de junho, bem como pela saída unificada da greve a partir de tal data, até 3 de julho”, informou, em nota, o Andes.
Em comunicado, a entidade diz que, apesar de as propostas apresentadas pelo governo não atenderem “adequadamente ao conteúdo de nossas justas demandas”, o movimento será encerrado. No entanto, acrescenta, os termos “refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista. Para além do que já conquistamos, nos últimos retornos que tivemos do governo federal, a conjuntura aponta para os limites desse processo negocial”.
O Andes acrescentou que a greve “alcançou seu limite e que estamos no momento de seguir a luta por outras frentes”, acrescentou.
A proposta apresentada pelo governo – acatada pelo Comando Nacional de Greve – foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. (Com ABr)

-
Política4 dias atrás
Empresário viraliza ao dizer que a partir de 2025 não vende mais para petistas: ‘Favor não insistir’; VEJA VÍDEO!
-
Polícia9 horas atrás
Homem é agredido, retirado de shopping à força e executado com 10 tiros em Fortaleza; VÍDEO
-
Política4 dias atrás
Anistia para presos do 8 de janeiro será discutida nos próximos dias, diz Hugo Motta
-
Política4 dias atrás
Deputado Marcon afirma que há acordo com Hugo Motta para aprovar anistia de presos do 8 de janeiro; VÍDEO!
-
Política10 horas atrás
Governo Lula financia ONGs ligadas ao PT para distribuição de quentinhas, mas refeições não são entregues
-
Mundo9 horas atrás
Usaid e TSE fizeram eventos para combater desinformação um ano antes das eleições de 2022
-
Acidente9 horas atrás
Avião cai em avenida de SP, atinge ônibus e deixa 2 mortos e 6 feridos; IMAGENS
-
Acidente9 horas atrás
Vídeo: veja momento em que avião cai e explode em avenida de São Paulo