Geral
Esquerdista Sâmia Bomfim, do PSOL, quer proibir Starlink de Elon Musk no Brasil, empresa leva internet para milhares de escolas isoladas na Amazônia
Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.

Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.
Em meio às críticas de Elon Musk sobre o STF, a deputada Sâmia Bomfim do PSOL anunciou que deseja proibir a Starlink no país. A empresa de internet via satélite é amplamente usada na região da Amazônia Legal. A tecnologia se tornou o principal mercado no Brasil da Starlink.
“Acionei a Anatel por uma investigação rigorosa e, comprovados os crimes, a suspensão da licença da Starlink para operar no Brasil”, afirmou.
Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.
Desse modo, a região conta com antenas instaladas em 90% municípios da região até julho deste ano. As informações são segundo um levantamento exclusivo da BBC News Brasil.
Segundo a empresa, a missão da Starlink é levar internet para regiões de acesso mais restrito.
A defesa da deputada Sâmia Bomfim, para banir a Starlink, é de que estariam sendo usadas para a atividade de garimpo ilegal. Contudo, usuários questionam se o fato de criminosos usarem a tecnologia deveria realmente ser responsabilidade do dono da empresa, ou dos próprios criminosos.
FORA STARLINK!
Investigações da Polícia Federal e do Ibama encontraram diversas vezes antenas de internet de alta velocidade da empresa de Elon na Musk utilizadas por criminosos para operar o garimpo ilegal, inclusive na Terra Indígena Yanomami.
Como essas antenas de banda… pic.twitter.com/YCYsqjjxzN
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) April 19, 2024
“É evidente que a empresa do bilionário faz vistas grossas para a utilização do seu produto a serviço do crime”, acusou a deputada.
Anteriormente, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, já havia dito que o governo brasileiro iria reavaliar todos os contratos que têm com a empresa Starlink. Esse movimento ocorre enquanto a briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal de Justiça, intensifica-se.

-
Política2 dias atrás
Alunos de escola pública rasgam o verbo contra Lula em sessão na câmara: “L de ladrão”; VÍDEO!
-
Política14 horas atrás
Bolsonaro, parlamentares e juristas se unem e enfrentam Alexandre de Moraes após voto que condena cidadã a 14 anos de prisão por passar batom em estátua: ‘Sadismo’
-
Política15 horas atrás
Tumulto na Câmara: Nikolas Ferreira se levanta em defesa de presa política do STF, enfrenta Glauber e desmoraliza petistas
-
Política2 dias atrás
Confronto na Câmara: Nikolas Ferreira rebate deputado do PSOL: “Lave a boca para falar de mim”
-
Política14 horas atrás
Senador Cleitinho ‘solta o verbo’ sobre Hugo Motta: ‘na campanha, era de uma forma; ganhou, e agora está falando outra coisa’
-
Política2 dias atrás
PL celebra 70 anos de Bolsonaro: “Maior líder que Brasil já viu”
-
Saúde2 dias atrás
Farmacêuticos são autorizados a prescrever remédios com receita
-
Polícia3 dias atrás
Deputados Petistas afirmam que Moraes ia confiscar passaporte de Eduardo Bolsonaro