Política
Trump elogia Bolsonaro diante de Lula e desmonta narrativa de página virada; ASSISTA!

Presidente dos EUA diz estar incomodado com a condenação imposta ao ex-chefe do Executivo brasileiro
Durante a passagem por Kuala Lumpur, na Malásia, para a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mencionar o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Momentos antes da reunião com o atual chefe do Executivo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o republicano lamentou as condenações impostas ao antecessor do petista. A reunião ocorreu neste domingo, 26.
“Gosto de Bolsonaro”, afirmou Trump, em resposta a jornalistas que perguntaram se o caso do ex-presidente poderia interferir nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. “Ele é bom sujeito. Ficamos incomodados com as penas impostas a Bolsonaro.”
Jornalista: Vocês vão falar sobre o Bolsonaro hoje?
Trump: Não é da sua conta.Donald Trump também falou na cara de Lula que sempre gostou do Bolsonaro. 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/OAIRNxcHzN
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) October 26, 2025
O republicano não detalhou que tipo de desconforto o governo norte-americano teria em relação às punições aplicadas ao ex-presidente, mas deixou claro que não pretendia transformar o tema em condição formal de negociação. “Isso não é da conta de vocês”, acrescentou, ao encerrar o assunto diante da imprensa.

Tarifas podem ser resolvidas rapidamente, diz Trump
Depois da reunião, integrantes da comitiva brasileira afirmaram que o nome de Bolsonaro apareceu só uma vez e de maneira circunstancial. Segundo o Itamaraty, Lula teria respondido para sublinhar que o ex-presidente foi julgado dentro das regras do sistema judicial brasileiro, sem nenhuma interferência política.
O encontro entre os dois presidentes — o primeiro desde o retorno de Trump à Casa Branca — teve como foco a discussão de tarifas impostas ao Brasil. Antes da conversa, o norte-americano afirmou que o tema poderia ser resolvido “muito rapidamente”, ao sinalizar disposição para negociar.
Apesar de acertado com antecedência, o compromisso não figurava na agenda pública de Lula. Foi uma escolha deliberada do Planalto para evitar exposição em caso de cancelamento.
🚨ATENÇÃO
🇺🇸🇧🇷 Donald Trump e Lula tem rápido encontro na Malásia e encaminham as negociações sobre tarifas.
Trump decidiu que, os acordos ficarão a cargo de @SecRubio e o secretário de tesouro @SecScottBessent .
Evidenciando o caráter político das sanções econômicas. pic.twitter.com/13xf7lFSKC— Josias Pereira (@PrJopelim) October 26, 2025
As declarações de Lula
O diálogo ocorre em meio a um ambiente diplomático sensível. Nos últimos dias, Lula havia criticado o suposto protecionismo dos EUA e mencionado a Venezuela, durante visita à Indonésia, em tom visto como incômodo pela Casa Branca.
Ainda assim, Trump indicou interesse em um acordo comercial “sob certas circunstâncias”, enquanto o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que é melhor para o Brasil reforçar sua parceria com Washington em vez de estreitar laços com Pequim. “Temos alguns problemas com o Brasil, particularmente com o modo como têm tratado alguns de seus juízes e com o setor digital”, afirmou o chefe da diplomacia dos EUA. Precisaremos resolver isso também.”
LEIA TAMBÉM:
Novas regras para antecipação de crédito do saque-aniversário do FGTS: veja quem poderá aderir e outras respostas
Mulheres não vão mais receber benefício do INSS
Como pedir empréstimo Nubank: passo a passo para contratar agora mesmo

-

Política5 dias atrásSindicato ligado a irmão de Lula forjou assinaturas de idosos para roubar aposentados, diz CGU
-

Polícia3 dias atrásLula defende traficantes de drogas e diz que eles são vítimas dos usuários; ASSISTA VÍDEO!
-

Economia6 horas atrásTirar CNH vai ficar mais barato: entenda a nova regra sem autoescola
-

Geral6 dias atrásPrimeira parcela do 13º salário chega em novembro e deve beneficiar 60 milhões de brasileiros
-

Economia6 dias atrásGoverno endurece regras e limita operações do saque-aniversário do FGTS
-

Política3 dias atrásTrump encontra com Lula, fala sobre Bolsonaro, e mantém todas as tarifas contra o Brasil; Lula sai de mãos abanando; VÍDEO!
-

Política2 dias atrásEx-ministra do STJ diz que 8/1 foi armação do sistema para tirar Bolsonaro da eleição de 2026
-

Política1 dia atrásLula é rejeitado por quase metade dos eleitores que não votaria nele “de jeito nenhum” revela Pesquisa