Política
Lula tirou mais dinheiro do brasileiro que qualquer outro
De acordo com a Receita Federal, arrrecadação de tributos alcançou 190 bilhões de reais em março e marcou o patamar mais alto das últimas três décadas


De acordo com a Receita Federal, arrrecadação de tributos alcançou 190 bilhões de reais em março e marcou o patamar mais alto das últimas três décadas
A arrecadação do governo federal com impostos, contribuições e demais receitas ultrapassou 190 bilhões de reais em março deste ano. O número representa aumento real de 7,22% na comparação com o mesmo mês de 2022, quando a arrecadação ficou em 177,7 bilhões de reais.
De acordo com a Receita Federal, essa é a maior arrecadação registrada para o mês desde o início da série histórica, em 1995.
Somados os três primeiros meses de 2024, a arrecadação federal ultrapassa os 660 bilhões de reais, um crescimento real de 8,4% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o que também é um recorde histórico, de acordo com os números do Fisco.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório da Câmara dos EUA com as decisões sigilosas de Alexandre de Moraes
Defensoria Pública da União (DPU) pede para Elon Musk pague indenização de R$ 1 bilhão por ‘atentar contra a democracia’ brasileira
O Globo reprova rumo econômico com Lula e cita gestão Bolsonaro
Lula reduz orçamento do Ibama para combate a incêndios apesar de recorde de queimadas
Esquerdista Sâmia Bomfim, do PSOL, quer proibir Starlink de Elon Musk no Brasil, empresa leva internet para milhares de escolas isoladas na Amazônia
Governo Lula já gastou mais R$ 270 milhões em viagens em 2024
A Receita Federal credita o crescimento na arrecadação à retomada da tributação integral sobre combustíveis, o que gerou ganho real de PIS/Pasep e Cofins de 20,6%, para 40 bilhões de reais principalmente pelo óleo diesel e pela gasolina.
Enquanto isso, a tributação de fundos exclusivos apresentada meses atrás como uma das medidas para resolver o desequilíbrio das contas públicas gerou 3,38 bilhões de reais.
A Receita Previdenciária totalizou 53 bilhões de reais, com crescimento real de 8,40%, impulsionada pelo crescimento 7,90% da massa salarial (já descontada a inflação).
Além disso, houve crescimento de 11% nas compensações tributárias com débitos de receita previdenciária em relação a março de 2023.
O governo continua mirando nos contribuintes como a saída para o descompasso entre receitas e despesas. O objetivo fiscal de zerar o déficit primário este ano parece não estar se concretizando apesar dos ganhos seguidos da máquina arrecadatórias
Em 2023, o país registrou déficit primário 230,5 bilhões de reais, resultado que só não foi pior que o registrado durante a pandemia.
Para este ano, estima-se que para fazer as contas fecharem, a equipe econômica terá de aumentar a receita líquida em cerca de 280 bilhões de reais.





