Política
Senador Esperidião aponta ‘efeito Lúcifer’ e alerta senadores diante de violações de Alexandre de Moraes, do STF: ‘Agressão à lógica!’; ASSISTA VÍDEO
O senador Esperidião Amin fez um contundente discurso no Senado, alertando sobre os abusos nos inquéritos políticos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Amin destacou que tais abusos serão, inevitavelmente, revisados no futuro, e que não será possível minimizar a responsabilidade daqueles que contribuem para essas violações.


O senador Esperidião Amin fez um contundente discurso no Senado, alertando sobre os abusos nos inquéritos políticos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Amin destacou que tais abusos serão, inevitavelmente, revisados no futuro, e que não será possível minimizar a responsabilidade daqueles que contribuem para essas violações.
“O Senado assiste a uma sucessão de condenações – e só toma conhecimento delas pela imprensa – que são uma agressão à lógica e ao conhecimento jurídico mínimo de um estudante de Direito”, afirmou Amin. Ele exemplificou com o caso do homem que destruiu um relógio histórico no Palácio do Planalto, classificando a atitude como vandalismo qualificado, mas criticando a interpretação de que se tratava de uma tentativa de golpe de Estado. “Dizer que ele estava querendo tomar o poder do país? Cá para nós, isso vai virar piada no futuro”.
Amin enfatizou que, mais cedo ou mais tarde, haverá um julgamento sobre esses procedimentos. Ele alertou que, se tais decisões passarem sem críticas nesta geração, serão lamentadas pela próxima. “Nos cursos de Direito do futuro, tomara que seja do futuro mais próximo possível, vai ser lamentado”, disse o senador, criticando a politização dos processos judiciais.
O senador também comentou sobre o ataque ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a retórica da extrema-esquerda que incentiva atos de violência política, propondo uma reflexão antes das eleições municipais brasileiras. Ele ressaltou a importância de elevar o nível das propostas políticas e de evitar a radicalização. “A polarização faz parte da vida. Eu estou de um lado, você está do outro, mas nós podemos conversar, podemos nos respeitar, procurar as nossas convergências”.
Além disso, Esperidião Amin destacou a importância de alcançar equilíbrio e moderação, especialmente no contexto de uma campanha eleitoral. “Vamos defender, sim, a nossa tese, mas não vamos partir para o absurdo, não vamos partir para a intimidação sistemática que nós estamos vivendo”.
Finalizando seu discurso, Amin apelou para a reflexão e busca de equilíbrio: “Eu desejo que todos reflitam sobre a necessidade desse equilíbrio a alcançar e que isso faça bem a cada um de nós e, acima de tudo, ao Brasil”.


-



Política3 dias atrásDesesperados, ministros do STF querem interferir na PF, bloqueando investigação e Gilmar Mendes fala em anular todo o caso Master!
-



Geral8 horas atrásErika Hilton votou contra o aumento das penas para estuprad0res e feminicídios
-



Política8 horas atrásAlexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de idosa de 68 anos com câncer presa pelo 8/1 e manda investigar juiz que a soltou
-



Política7 horas atrásJornalista esquerdista diz que “O brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”: tribunal acata recurso dele e obriga Universal pagar indenização por descordar
-



Geral7 horas atrásDITADURA: Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão contra jornalista que fez reportagem sobre Flávio Dino usar uma Toyota SW4 do TJMA para lazer
-



Política6 horas atrásÉrika Hilton(mulher trans) processa Ratinho e pede prisão por ele dizer que mulher tem que ter útero e menstruar, pedindo R$10 milhões