Mundo
PT de Lula chama de “democrática” farsa eleitoral de Maduro e reconhece “vitória” do ditador sanguinário
Partido dos Trabalhadores se antecipa ao governo Lula ao saudar o povo venezuelano pelo que chamou de “uma jornada pacífica, democrática e soberana”


PT reconhece vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela
Partido dos Trabalhadores se antecipa ao governo Lula ao saudar o povo venezuelano pelo que chamou de “uma jornada pacífica, democrática e soberana”
A Executiva Nacional do PT divulgou uma nota na noite de segunda-feira, 29, para saudar o povo venezuelano “pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana”.
O partido se antecipou, assim, ao próprio governo Lula, que ainda aguada esclarecimentos que embasem a proclamação da vitória do ditador Nicolás Maduro (foto) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela.
A nota do PT diz o seguinte: “Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.
É difícil entender de onde sai essa certeza do PT. Não apenas a oposição foi impedida de acompanhar a apuração dos votos, como o procurador-geral da República denunciou três dos opositores de Maduro por um alegado ataque cibernético durante a contagem dos votos.
Diálogo com a oposição?
“Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”, diz o partido na mensagem, que termina assim:
“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.”
Protestos
Enquanto o PT celebra a “vitória” de Maduro, a oposição reivindicou a maioria dos votos na eleição presidencial. Os opositores afirmam ter em mãos 70% dos boletins de voto, que atestariam a vitória de Edmundo González Urrutia com mais do que o dobro dos votos de Maduro.
Maria Corina Machado, líder da oposição, declarou que todas as atas disponíveis foram verificadas e digitalizadas para publicação online, para permitir que todos possam ver as provas da derrota de Maduro nas urnas.
Esse anúncio ajudou a fomentar protestos em todo o país, com manifestações intensas em Caracas que foram dispersados pela polícia. Em cidades como Puerto La Cruz e Coro, estátuas de Hugo Chávez foram derrubadas.


-



Política5 dias atrásDesesperados, ministros do STF querem interferir na PF, bloqueando investigação e Gilmar Mendes fala em anular todo o caso Master!
-



Geral1 dia atrásErika Hilton votou contra o aumento das penas para estuprad0res e feminicídios
-



Política1 dia atrásAlexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de idosa de 68 anos com câncer presa pelo 8/1 e manda investigar juiz que a soltou
-



Política1 dia atrásJornalista esquerdista diz que “O brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”: tribunal acata recurso dele e obriga Universal pagar indenização por descordar
-



Geral1 dia atrásDITADURA: Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão contra jornalista que fez reportagem sobre Flávio Dino usar uma Toyota SW4 do TJMA para lazer
-



Política1 dia atrásÉrika Hilton(mulher trans) processa Ratinho e pede prisão por ele dizer que mulher tem que ter útero e menstruar, pedindo R$10 milhões