Mundo
Morte do presidente do Irã: imagens do resgate após helicóptero cair
Equipes de resgate recuperaram nesta segunda-feira (20/5) corpos do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outras oito vítimas do acidente


Equipes de resgate recuperaram nesta segunda-feira (20/5) corpos do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outras oito vítimas do acidente
As equipes de resgate iranianas recuperaram, nesta segunda-feira (20/5), os corpos do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outros oito passageiros mortos no acidente de helicóptero ocorrido domingo (19/5), no noroeste do país. O aiatolá Ali Khamenei anunciou cinco dias de luto.
O líder supremo também confirmou que o vice Mohammad Mokhber assumirá o cargo até as próximas eleições, que devem ocorrer no máximo em 50 dias, segundo um comunicado.
“Os corpos dos mártires estão sendo transferidos para Tabriz”, a principal cidade do noroeste, disse o chefe da organização Crescente Vermelho, Pirhossein Koulivand, anunciando o fim das operações de busca.
Os destroços do helicóptero foram encontrados durante a madrugada de domingo para segunda-feira. Ele desapareceu no início da tarde de domingo quando sobrevoava uma região montanhosa do Irã, em condições climáticas adversas, com chuva e nevoeiro.
Além de Raisi, estavam no helictóptero Hossein Amir-Abdollahian, de 60 anos, que foi nomeado chanceler por Raisi em julho de 2021, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe da segurança e três membros da tripulação.
Durante as buscas, a Turquia mobilizou rapidamente 32 socorristas e um drone de visão noturna que estava operacional durante a noite. A União Europeia anunciou que ativou, a pedido do Irã, seu serviço de rastreamento por satélites para ajudar a localizar a aeronave.
A pedido de Teerã, Moscou também anunciou que enviaria cerca de 50 especialistas em operações de resgate, além de veículos para resgate e outros.
























Transição no Irã após morte de presidente
O Irã terá um período de transição de cerca de dois meses, com o estabelecimento de um Conselho Presidencial Provisório composto pelo primeiro vice, o chefe do Parlamento e do Judiciário, responsável pela organização de novas eleições dentro de 50 dias.
O nome do próximo mandatário será conhecido até lá. Enquanto isso, é o primeiro vice que terá a tarefa de administrar os assuntos cotidianos do país.
O artigo 131 da Constituição da República Islâmica estipula que “em caso de morte, demissão, renúncia, ausência ou doença por mais de dois meses”, “o primeiro vice-presidente assumirá os poderes”.
Esse processo deve ter “a aprovação do líder supremo”, afirma o artigo, enquanto o aiatolá Ali Khamenei é a autoridade máxima do país e seu chefe de Estado.
O interino, Mohammad Mokhber, 68 anos, foi nomeado por Ebrahim Raisi como primeiro vice em agosto de 2021, após a eleição presidencial. Ele nasceu em Dezfoul, na província de Khouzestan, no sudoeste do país, onde ocupou vários cargos oficiais.


-



Economia6 dias atrásA partir de julho, Detran vai cobrar novo exame para tirar a CNH
-



Política5 dias atrásTCU investiga emenda de R$ 4 milhões do esquerdista Janones à prefeitura de sua ex
-



Geral3 dias atrásMeteorologistas anunciam risco de tempestade severa em 21 estados brasileiros nos próximos dias
-



Saúde6 dias atrásEsse é o suplemento que todo idoso com mais de 60 anos deveria tomar para não perder a memória
-



Política3 dias atrásCPI do Crime Organizado indicia Toffoli, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Gonet por crimes
-



Política2 dias atrásURGENTE: Após Flávio Bolsonaro superar Lula nas pesquisas, Alexandre de Moraes determina abertura de inquérito que pode deixá-lo inelegível
-



Saúde3 dias atrásPesquisa encontra agrotóxicos em biscoito maisena, macarrão instantâneo, empanado e hambúrguer à base de plantas
-



Política5 dias atrásPor que o PT nunca ganhou as eleições para o governo de São Paulo o estado mais rico do Brasil










