Geral
Esquerdista Sâmia Bomfim, do PSOL, quer proibir Starlink de Elon Musk no Brasil, empresa leva internet para milhares de escolas isoladas na Amazônia
Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.

Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.
Em meio às críticas de Elon Musk sobre o STF, a deputada Sâmia Bomfim do PSOL anunciou que deseja proibir a Starlink no país. A empresa de internet via satélite é amplamente usada na região da Amazônia Legal. A tecnologia se tornou o principal mercado no Brasil da Starlink.
“Acionei a Anatel por uma investigação rigorosa e, comprovados os crimes, a suspensão da licença da Starlink para operar no Brasil”, afirmou.
Desde seu lançamento na região em setembro de 2022, a Starlink se tornou a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal.
Desse modo, a região conta com antenas instaladas em 90% municípios da região até julho deste ano. As informações são segundo um levantamento exclusivo da BBC News Brasil.
Segundo a empresa, a missão da Starlink é levar internet para regiões de acesso mais restrito.
A defesa da deputada Sâmia Bomfim, para banir a Starlink, é de que estariam sendo usadas para a atividade de garimpo ilegal. Contudo, usuários questionam se o fato de criminosos usarem a tecnologia deveria realmente ser responsabilidade do dono da empresa, ou dos próprios criminosos.
FORA STARLINK!
Investigações da Polícia Federal e do Ibama encontraram diversas vezes antenas de internet de alta velocidade da empresa de Elon na Musk utilizadas por criminosos para operar o garimpo ilegal, inclusive na Terra Indígena Yanomami.
Como essas antenas de banda… pic.twitter.com/YCYsqjjxzN
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) April 19, 2024
“É evidente que a empresa do bilionário faz vistas grossas para a utilização do seu produto a serviço do crime”, acusou a deputada.
Anteriormente, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, já havia dito que o governo brasileiro iria reavaliar todos os contratos que têm com a empresa Starlink. Esse movimento ocorre enquanto a briga entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal de Justiça, intensifica-se.

- 
																	  Política6 dias atrás Política6 dias atrásSindicato ligado a irmão de Lula forjou assinaturas de idosos para roubar aposentados, diz CGU 
- 
																	  Política4 dias atrás Política4 dias atrásTrump encontra com Lula, fala sobre Bolsonaro, e mantém todas as tarifas contra o Brasil; Lula sai de mãos abanando; VÍDEO! 
- 
																	  Política4 dias atrás Política4 dias atrásTrump elogia Bolsonaro diante de Lula e desmonta narrativa de página virada; ASSISTA! 
- 
																	  Polícia4 dias atrás Polícia4 dias atrásLula defende traficantes de drogas e diz que eles são vítimas dos usuários; ASSISTA VÍDEO! 
- 
																	  Política2 dias atrás Política2 dias atrásLula é rejeitado por quase metade dos eleitores que não votaria nele “de jeito nenhum” revela Pesquisa 
- 
																	  Economia1 dia atrás Economia1 dia atrásTirar CNH vai ficar mais barato: entenda a nova regra sem autoescola 
- 
																	  Política3 dias atrás Política3 dias atrásEx-ministra do STJ diz que 8/1 foi armação do sistema para tirar Bolsonaro da eleição de 2026 
- 
																	   Polícia2 dias atrás Polícia2 dias atrásOperação contra facção comando vermelho é a mais letal do Rio de Janeiro e deixa 64 mortos, sendo 4 policiais; VÍDEO 
