Mundo
Elon Musk mobiliza Vale do Silício para apoiar Trump
Bilionários da tecnologia reforçam campanha de Trump com doações milionárias
Bilionários da tecnologia reforçam campanha de Trump com doações milionárias
Elon Musk e outros grandes nomes do Vale do Silício estão mudando suas posições em relação a Donald Trump, gerando uma onda de apoio financeiro que promete impactar as eleições de 2024.
A mudança de posicionamento reflete descontentamentos com a administração Biden e políticas regulatórias que afetam o setor de tecnologia.
Figuras de destaque no setor, tradicionalmente associadas a posturas progressistas, estão agora apoiando Donald Trump. Elon Musk, em particular, comprometeu-se a doar cerca de US$ 45 milhões por mês para um comitê de ação política pró-Trump, o America PAC.
Este movimento é acompanhado por investidores influentes como Joe Lonsdale, Antonio Gracias, Kenneth Howery e parceiros da Sequoia Capital, Shaun Maguire e Doug Leone, este último anteriormente crítico de Trump.
O apoio crescente entre os executivos do Vale do Silício está ligado a insatisfações com a administração Biden, especialmente em relação à regulação de inteligência artificial e aquisições por grandes empresas de tecnologia. A tentativa de assassinato contra Trump e o desempenho de Biden em debates também contribuíram para este movimento.
Elon Musk também decidiu transferir as sedes de suas empresas, X e SpaceX, para o Texas, em resposta a uma nova lei na Califórnia que impede escolas de informar as famílias se alunos mudarem sua identidade de gênero sem consentimento.
A guinada dos bilionários do Vale do Silício em direção a Trump ocorre em um momento de mudança cultural na região, que historicamente apoiava candidatos progressistas. Este apoio não é universal; figuras proeminentes como Eric Schmidt, Laurene Powell Jobs e John Doerr continuam a apoiar Biden. No entanto, o apoio financeiro massivo de figuras como Musk e outros cria um novo cenário para as eleições de 2024.
The choice is clear https://t.co/DfiWy5gRCU
— Elon Musk (@elonmusk) July 17, 2024