Conecte-se conosco

Política

Jornalista do twitter files, Michael Shellenberger: ‘Petistas exigiram minha prisão’


O jornalista norte-americano concedeu uma entrevista ao programa Oeste Sem Filtro desta segunda-feira, 15


Publicado

em


O jornalista norte-americano concedeu uma entrevista ao programa Oeste Sem Filtro desta segunda-feira, 15

O jornalista norte-americano Michael Shellenberger disse que petistas exigiram sua prisão, em publicações no Twitter/X. Ele deu a declaração nesta segunda-feira, 15, durante entrevista ao programa Oeste Sem Filtro.

“Na verdade, tinha medo”, disse, sobre sua permanência no país. “Na sexta-feira 12, tinha petistas no Twitter/X exigindo que eu fosse preso por causa de minha perspectiva, mas agora a racionalidade tem voltado ao Brasil.”

O repórter foi um dos responsáveis por expor e-mails em que o advogado do Twitter/X no Brasil, Rafael Batista, reclama, para a equipe jurídica da empresa nos EUA, sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). O escândalo, divulgado no início de abril, ficou conhecido como Twitter Files Brasil.

Na mesma semana, o empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, indagou o ministro do STF Alexandre de Moraes: “Por que tanta censura no Brasil?”. De lá para cá, Musk tem feito embates com o governo brasileiro sobre a liberdade de expressão no país.

LEIA TAMBÉM:
  1. Elon Musk reduz pela metade preço da Starlink no Brasil após ameaça de possível bloqueio do TWITTER/X
  2. Câmara dos Deputados aprova projeto enviado por Lula que recria SEGURO DPVAT extinto por Bolsonaro
  3. Elon Musk: ‘Alexandre de Moraes tirou Lula da prisão, e Lula não tomará nenhuma atitude contra ele’
  4. Elon Musk diz que Alexandre de Moraes ‘Deveria ser julgado por seus crimes’
  5. Conselho Nacional de Justiça diz que decisão do STF ajudou facção Comando Vermelho a se expandir
  6. Artistas desistem de ‘salvar’ a Amazônia logo após Lula assumir a presidência

Michael Shellenberger avalia evolução no debate sobre a censura no Brasil

Ao Oeste Sem Filtro, Shellenberger disse que houve, nos últimos dias, uma evolução no debate sobre a censura no Brasil. Para o jornalista, a mídia brasileira está percebendo a problemática das ações da Corte.

“O jornal Folha de S.Paulo não entendia a diferença entre respeitar os direitos de uma pessoa e concordar com as pessoas”, disse Shellenberger. “Mas, onde a gente está, agora, é totalmente diferente. O jornal O Estado de S. Paulo e a Folha publicaram editoriais muito fortes, ontem, no domingo, dia mais importante para editoriais no Brasil. Eles escreveram editoriais contra a censura, com argumentos muito fortes.”

O jornalista norte-americano considera que a repercussão dos comentários de Elon Musk sobre o Brasil têm influenciado em outros países. Recentemente, o Congresso dos EUA pediu detalhes sobre as decisões de Moraes contra as plataformas digitais. Para Shellenberger, a liberdade de expressão em todo o mundo está sendo pautada pelo Brasil.

“Os governos querem esconder seus motivos políticos [sobre as decisões de censura]”, explicou. “Como Elon Musk disse: ‘Isso é um grande problema’. Precisamos saber o que os nossos governos estão fazendo. Isso é um momento histórico.”


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana