Conecte-se conosco

Mundo

Thomas Matthew Crooks: quem era o atirador que tentou matar Trump


Crooks, de 20 anos, foi baleado e morto pelo Serviço Secreto americano pouco depois de disparar na direção do palco onde Trump discursava


Publicado

em


Crooks, de 20 anos, foi baleado e morto pelo Serviço Secreto americano pouco depois de disparar na direção do palco onde Trump discursava

Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado pelo FBI como sendo o atirador de Bethel Park, na Pensilvânia, Estados Unidos, que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump no sábado, 13 de julho, durante um comício eleitoral.

Crooks foi baleado e morto pelo Serviço Secreto americano pouco depois de disparar na direção do palco onde o candidato republicano discursava. O FBI informou que investiga a motivação do ataque, que provocou a morte de um espectador; outros dois foram gravemente feridos.
Registros eleitorais estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado. A próxima eleição de 5 de novembro seria a primeira em que ele teria idade para votar.

De acordo com a Reuters, porém, Crooks, aos 17 anos, fez uma doação de 15 dólares à ActBlue, um comitê de ação política que arrecada fundos para políticos de esquerda e democratas. A doação foi destinada ao Progressive Turnout Project, um grupo que reúne eleitores democratas.

O atirador morava a cerca de uma hora de onde ocorreu o atentado em Butler.

Segundo a imprensa internacional, o atirador estava em um telhado fora do perímetro do comício e teria usado uma arma do tipo AR-15, disparando oito tiros antes de ser abatido pelos agentes do Serviço Secreto.

Segundo Trump, a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita. Ele passa bem.

O perfil de Thomas Matthew Crooks

Thomas Matthew Crooks vivia a cerca de uma hora de distância do local onde ocorreu o tiroteio, em Butler, e não tinha passagens criminais.

Segundo as autoridades locais, Crooks não levava nenhuma identificação para o local do atentado e foi identificado por outros métodos.

Após o ataque, o pai de Crooks, Matthew Crooks, 53 anos, disse que estava tentando descobrir “o que estava acontecendo”, mas que “esperaria falar com a polícia” antes de tratar sobre o filho.

Thomas Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School. Ele recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, segundo o jornal The New York Times.

Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022, citado pelo jornal, mostra Crooks recebendo seu diploma do ensino médio sob aplausos.


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana