Mundo
Shell fechará 1.000 postos de gasolina
O crescimento dos carros elétricos e as metas de redução da poluição são estímulos para a Shell, que está iniciando a renovação de seu catálogo de postos.
Parece inevitável que os carros elétricos tornem os postos de gasolina obsoletos, e agora vemos os primeiros postos realmente fechando por causa dos veículos elétricos. A Shell anunciou o fechamento gradual de 1.000 postos de gasolina para substituí-los por pontos de carregamento de veículos elétricos.
O objetivo da empresa é, até 2030, quase quadruplicar o número de eletropostos, passando das atuais 54.000 praças para 200.000. Também estão nos planos tornar a cobrança de eletricidade mais eficiente e explorar outras possibilidades de arrecadação.
Conforme seu relatório mais recente de Estratégia de Transição Energética, a Shell afirmou que essa mudança já está em andamento, com o fechamento de 500 postos a cada 12 meses.
Outra decisão importante é o foco em carregadores públicos de corrente direta. Esses são os carregadores rápidos, que conseguem carregar boa parte da bateria em poucos minutos. Por isso, são mais caros e úteis especialmente para viagens longas. Na cidade, a tendência é que os proprietários carreguem seus veículos em casa durante a noite e recorram a um eletroposto rápido apenas em casos de emergência.
A marca avalia que já possui uma vantagem competitiva significativa em relação a outras empresas, dado que a Shell está presente em praticamente todos os mercados mundiais, incluindo o Brasil, onde vem instalando carregadores DC em postos de gasolina.
O novo plano estratégico da empresa também contribuirá para alcançar as metas de descarbonização para os próximos dez anos. O objetivo da Shell é zerar suas emissões de carbono até 2050.
Além disso, a empresa investirá entre US$ 10 e US$ 15 bilhões em soluções de energia de baixo carbono entre 2023 e 2025.