Política
Políticos de direita marcam presença na marcha para Jesus e os de esquerda vão para a parada LGBTQIA+
Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo vão se dividir entre os principais eventos da agenda paulistana neste feriado de Corpus Christi.

Os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo vão se dividir entre os principais eventos da agenda paulistana neste feriado de Corpus Christi.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) confirmou presença na Marcha para Jesus, nesta quinta-feira (30), demonstrando aproximação com o segmento evangélico e conservador. Já os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB) participarão da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, marcada para o próximo domingo (31).
Outros pré-candidatos com melhores colocações nas pesquisas não sinalizaram a intenção de comparecer a qualquer um dos eventos. O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) declarou: “Vou ficar em casa assistindo animes.” José Luiz Datena (PSDB) não tem compromissos públicos após passar por cirurgia, e Pablo Marçal (PRTB) negou a intenção de participar das agendas. A assessoria de Marina Helena (Novo) não se manifestou até o momento.
A 32ª edição da Marcha para Jesus acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, com início na estação da Luz e término na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), perto do Campo de Marte. A organização informa que mais de 15 mil caravanas e oito trios elétricos acompanharão o trajeto de cerca de três quilômetros e meio. Na chegada, haverá shows de cantores e bandas gospel como Aline Barros, Cassiane e Thalles Roberto. O evento é organizado pelo apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, com apoio da Prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans, SPTuris e Polícia Militar.
Ricardo Nunes deve compareceu ao evento por volta das 14h, junto com o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A programação reserva 15 minutos para a fala do governador, e o prefeito também pode discursar ao público evangélico. Espera-se a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.
A assessoria de Boulos afirmou que ele não foi convidado para a Marcha para Jesus. Tabata, por sua vez, disse que não compareceria porque é católica praticante e participará dos ritos de Corpus Christi com sua família e comunidade na Paróquia São Francisco Xavier, em Vila Missionária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi convidado, mas não deve enviar representante. No ano passado, o governo federal foi representado pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que foi vaiado pelo público ao mencionar “a pedido do presidente” que há “homens e mulheres do Reino” em Brasília. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Nunes e Tarcísio, estará em Jundiaí na quinta-feira, arrecadando doações para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, após 13 dias de internação para tratamento de uma doença de pele.
A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo acontecerá no próximo domingo (2), com concentração a partir das 10h, na Avenida Paulista. A organização incentivou o público a comparecer de “verde-amarelo e arco-íris” e adotou o tema político: “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote consciente por direitos da população LGBT+.”
Boulos e Tabata, pré-candidatos do campo progressista, confirmaram presença no evento. A Prefeitura de São Paulo afirmou que a agenda do prefeito no dia ainda não está fechada. Tabata adiantou que circulará entre o público, sem subir ao palanque, e que essa pauta sempre esteve presente em sua trajetória política. Boulos não deu mais detalhes sobre sua participação. Os organizadores confirmaram que a programação inclui discursos antes da partida dos trios, com Boulos e Tabata na lista preliminar. A etapa de discursos deve iniciar às 11h e terminar às 12h30.
As deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as duas primeiras mulheres trans no Congresso, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, também estão escalados, além de outros ativistas da comunidade LGBT+. O evento contará com 16 trios e atrações como Pabllo Vittar, Gloria Groove e a bateria da Estrela do Terceiro Milênio, escola do grupo especial de São Paulo que homenageia a comunidade em seu samba-enredo de 2025.

-
Mundo10 horas atrás
Bukele diz que Brasil não acaba com facções criminosas “porque eles estão no governo”
-
Economia5 dias atrás
Confira o calendário de antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS
-
Política6 dias atrás
URGENTE: Bolsonaro é hospitalizado no RN e transferido às pressas de helicóptero para Natal; ASSISTA VÍDEO
-
Política6 dias atrás
Conselho de Ética aprova cassação do deputado Glauber Braga, do PSOL
-
Justiça5 dias atrás
URGENTE: Alexandre de Moraes manda Chiquinho Brazão, acusado da m0rte Marielle, para prisão domiciliar
-
Política3 dias atrás
Bolsonaro passa por cirurgia complexa de 12 horas: o que dizem os médicos sobre sua recuperação
-
Política1 dia atrás
Janones ameaça vazar fotos íntimas de ex-mulher e Justiça autoriza prisão se descumprir medidas protetivas
-
Economia5 dias atrás
Inflação de março dispara e atinge maior patamar em 22 anos! O que isso significa para seu bolso?