Mundo
OMS: Mais de 80% dos casos de dengue do mundo estão no Brasil
O Brasil concentra a maioria esmagadora dos casos de dengue no mundo em 2024. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 82% dos casos globais da doença estão no Brasil.


Dado foi divulgado pela Organização Mundial de Saúde
O Brasil concentra a maioria esmagadora dos casos de dengue no mundo em 2024. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 82% dos casos globais da doença estão no Brasil.
Segundo a OMS, até o dia 27 de maio, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos de dengue e 3,57 milhões de casos confirmados em todo o mundo. Destes, 6,3 milhões de suspeitas e 3,04 milhões de confirmações ocorreram no Brasil.
A entidade destacou ainda que 77,3% das 3.680 mortes globais por dengue e 82,3% dos 16.242 casos graves ocorreram no Brasil. A OMS alerta que muitos países precisam melhorar os mecanismos de diagnóstico e registro da doença, subestimando, assim, o impacto real da dengue no mundo.
Dados do Ministério da Saúde, comandado pela socióloga Nísia Trindade, mostram que até agora, há 5,4 milhões de casos prováveis de dengue no país. Além disso, 3.254 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano, e 2.786 mortes estão sob investigação.
Este cenário preocupante evidencia a necessidade urgente de medidas eficazes para controle e prevenção da dengue no Brasil, visando reduzir o número de casos e mortes associados à doença.
O aumento dos casos de dengue nas Américas
Nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo nos casos de dengue, especialmente nas Américas, onde os registros superaram os 7 milhões até abril de 2024, ultrapassando os 4,6 milhões contabilizados em 2023. Esse aumento é três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, evidenciando uma aceleração preocupante do problema de saúde pública.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza a necessidade de “uma vigilância robusta da dengue em tempo real” e de “intervenções eficazes de controle de vetores”. As ações de controle devem focar em áreas com risco de contato humano-vetor, como residências, escolas e hospitais. A vacinação é recomendada como parte de uma estratégia integrada de controle, com destaque para a vacina TAK-003, indicada para crianças de 6 a 16 anos em áreas de alta disseminação.
A OMS reforça que uma abordagem integrada, combinando vigilância, controle de vetores e vacinação, é essencial para enfrentar o crescente desafio da dengue nas Américas.


-



Política3 dias atrásDesesperados, ministros do STF querem interferir na PF, bloqueando investigação e Gilmar Mendes fala em anular todo o caso Master!
-



Geral8 horas atrásErika Hilton votou contra o aumento das penas para estuprad0res e feminicídios
-



Política7 horas atrásAlexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de idosa de 68 anos com câncer presa pelo 8/1 e manda investigar juiz que a soltou
-



Política7 horas atrásJornalista esquerdista diz que “O brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”: tribunal acata recurso dele e obriga Universal pagar indenização por descordar
-



Geral6 horas atrásDITADURA: Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão contra jornalista que fez reportagem sobre Flávio Dino usar uma Toyota SW4 do TJMA para lazer
-



Política6 horas atrásÉrika Hilton(mulher trans) processa Ratinho e pede prisão por ele dizer que mulher tem que ter útero e menstruar, pedindo R$10 milhões