Mundo
Nos EUA, Marcel Van Hattem: O mundo agora sabe que o Brasil vive uma ditadura


Deputado discursou na frente do Congresso dos Estados Unidos sobre situação do Brasil
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) discursou, nesta terça-feira (12), em frente ao Congresso dos Estados Unidos, em Washington, e denunciou o que ele chamou “de graves retrocessos” que o Brasil estaria vivenciando em sua democracia, liberdade e Estado de Direito. Nas redes sociais, o político disse que o mundo agora sabe que “o Brasil vive uma ditadura”.
Ao lado de uma comitiva composta por diversos parlamentares de oposição, o deputado federal relatou o que tem acontecido no Brasil nos últimos anos, incluindo a Operação Lava Jato e a condenação do hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na sequência, o parlamentar falou sobre o Inquérito das Fake News e disse que ele tem sido utilizado para perseguição.
– O número de pessoas criminalmente processadas, ou devo dizer mais precisamente, perseguidas pelo ministro Moraes [relator do inquérito] e pelo STF chega a milhares de brasileiros atualmente – disse van Hattem.
O deputado ainda contestou a condução das ações sobre o 8 de janeiro na Suprema Corte e lembrou da morte do empresário Cleriston da Cunha, o Clezão, que já possuía um parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) para ser liberado da prisão, mas que mesmo assim ficou mais de dez meses detido provisoriamente até falecer.
Marcel encerrou dizendo que, para ele, o Brasil vive “uma ditadura em desenvolvimento” e que não é surpresa que o presidente Lula seja aliado de ditadores como Xi Jinping, da China; Nicolás Maduro, da Venezuela; Vladimir Putin, da Rússia; e até o grupo terrorista Hamas, que teceu diversos elogios ao petista após ele criticar Israel pela guerra na Faixa de Gaza.
– Diferente de todas as ditaduras, a que estamos vivendo no Brasil, no entanto, é construída de uma forma mais sutil e perigosa. O próprio sistema judicial está liderando a ruptura institucional, o que torna mais difícil para o mundo entender o triste e perigoso processo – completou.
O MUNDO AGORA SABE: O BRASIL VIVE UMA DITADURA! Acompanhe minha fala hoje diante do Congresso americano em Washington, D.C. pic.twitter.com/ouZ7f5PmZT
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) March 13, 2024


-



Política3 dias atrásDesesperados, ministros do STF querem interferir na PF, bloqueando investigação e Gilmar Mendes fala em anular todo o caso Master!
-



Geral5 horas atrásErika Hilton votou contra o aumento das penas para estuprad0res e feminicídios
-



Política4 horas atrásJornalista esquerdista diz que “O brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”: tribunal acata recurso dele e obriga Universal pagar indenização por descordar
-



Política5 horas atrásAlexandre de Moraes revoga prisão domiciliar de idosa de 68 anos com câncer presa pelo 8/1 e manda investigar juiz que a soltou
-



Geral4 horas atrásDITADURA: Alexandre de Moraes ordena busca e apreensão contra jornalista que fez reportagem sobre Flávio Dino usar uma Toyota SW4 do TJMA para lazer
-



Política3 horas atrásÉrika Hilton(mulher trans) processa Ratinho e pede prisão por ele dizer que mulher tem que ter útero e menstruar, pedindo R$10 milhões