Política
URGENTE: Tumulto na Câmara: Nikolas, Van Hattem, e Jordy não se curvam a ofensas de Haddad e reagem, sessão é encerrada em caos total
Nikolas Ferreira enfrenta Haddad em bate-boca explosivo na Câmara. Veja como a sessão virou ringue político com microfones cortados e gritos.


Haddad disse que Jordy e o também deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fizeram uma “molecagem” por terem feito uma série de questionamentos e se retirado da sala da comissão antes de ouvirem sua resposta.
– Eu tenho tido o ânimo de debater, mas com os bolsonaristas eu não consigo debater. Eu não consigo debater. Desde 2018 o Bolsonaro fugiu de todos os debates. Agora aparecem aí, dois deputados, fazem as perguntas, e correm do debate – disse o ministro.
– Eu venho aqui com o espírito público, venho com o dado oficial, venho com PECs e leis complementares que vocês aprovaram, para debater. Agora esse tipo de atitude, de alguém que quer aparecer na rede falando sério e corre, sempre que o debate vai acontecer, estou perdendo aqui um minuto para esse desabafo, porque é um pouco de molecagem, sabe; e isso não é bom para a democracia – disse.
Haddad questionou onde estavam Nikolas e Jordy quando o parlamento votou medidas para sanear o Orçamento Público, com a PEC da Transição, por causa de “calotes” que foram dados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O ministro disse que Bolsonaro deu o calote nos precatórios, vendeu a Eletrobras “na bacia das almas” e lembrou do episódio em que os governadores foram tungados no ICMS com a mudança da alíquota modal para combustíveis e energia elétrica.
– Dando calote em precatório e tomando dinheiro de governador, qualquer um faz superávit – disse o ministro, falando sobre o resultado primário de 2022.
Jordy havia mencionado o superávit da gestão Bolsonaro. Haddad disse que o país ainda teria vergonha de ter o quadro de Bolsonaro na galeria de presidentes e ainda disse que o governo não venderá patrimônio público para pagar dívida.
Jordy disse que foi informado que o ministro havia sido “extremamente desrespeitoso” e, por isso, retornava à comissão. Ele falou que, como deputado, participa de vários colegiados e que Haddad estava chateado, porque ele e Nikolas apontaram verdades sobre a condução da política fiscal.
– Quero te dizer, ministro, que o moleque é você, por ter aceitado o cargo dessa magnitude e só ter feito dois meses de Economia. Moleque é você por ter feito com que o nosso país tivesse o maior déficit fiscal da história, de R$ 230 bilhões, logo após o governo Bolsonaro ter dado superávit. E o presidente Bolsonaro passou por uma pandemia. Você, o governo Lula, é pior que uma pandemia – disse o deputado.
Ele ainda acrescentou:
– Não vem aqui querer cantar de galo na Câmara dos Deputados, porque você é ministro, mas eu sou deputado. Respeite o Parlamento, moleque é você.
Após a fala do deputado, houve um bate-boca generalizado entre os parlamentares, com pedidos para a retirada das menções à “molecagem” e “moleque” das notas taquigráficas, que são disponibilizadas após todas as sessões – seja de comissão ou plenário – no Congresso.


-



Economia5 dias atrásEssa moeda brasileira só possui 64 exemplares e vale mais de R$ 2 milhões
-



Geral5 dias atrásGabarito Enem 2025 2 dia: Veja a correção extraoficial e a análise da prova de Matemática e Natureza
-



Entretenimento7 dias atrásRecuperar conta do Facebook: O Guia Definitivo para retomar seu acesso [Passo a Passo 2025]
-



Geral7 dias atrásBlinde seu Instagram: ative a verificação em 2 Fatores (Guia 2026 contra hackers)
-



Entretenimento7 dias atrásComo ativar a autenticação de dois fatores no Instagram pelo Computador [Guia 2026]
-



Entretenimento7 dias atrásComo recuperar Instagram Hackeado ou sem senha: Guia completo e atualizado (2025/2026)
-



Política3 dias atrásCâmara aprova PL Antifacção do combate ao crime organizado com penas mais rígidas de até 66 Anos; Deputados do PT votaram contra