Esportes
Morre Luisa Giampaoli, corredora de alto rendimento, aos 29 anos
Atleta estava internada em hospital de Pelotas em estado grave
Atleta estava internada em hospital de Pelotas em estado grave
Luisa Giampaoli, corredora de alto rendimento, morreu no início da tarde desta sexta-feira (26), aos 29 anos. Ela estava internada em estado grave no Hospital Universitário São Francisco de Paula, em Pelotas, Rio Grande do Sul, diagnosticada com dengue, leptospirose e pneumonia.
A notícia foi dada pelo marido da atleta, Eduardo Schmit, aos prantos, por meio de um vídeo nas redes sociais. Ele expressou revolta com a unidade de saúde, apontando descaso.
– [Ela] acabou de falecer. Quero justiça, que o Brasil todo saiba que negligenciaram com ela. Não fizeram o que tinha de ser feito. Eu quero justiça! Por favor me ajudem a ter justiça. Isso não pode ficar impune. Isso é uma vergonha… A saúde de Pelotas. Desculpa o desabafo, mas dói demais. Muito – disse.
O hospital confirmou o óbito, mas sem informar a causa.
– O prontuário médico é um documento sigiloso do paciente (….) Demais, a família é possuidora do atestado de óbito com a causa do falecimento – diz a nota.
Segundo relato do marido, o caso de Luisa foi tratado inicialmente como dengue, mesmo tendo recebido o diagnóstico de leptospirose. Eduardo alega que o agravamento do seu quadro de saúde ocorreu devido a erros no atendimento na rede pública de saúde.
No final de junho, a atleta começou a sentir sintomas como dor de cabeça, tontura e febre. Ao dar entrada no hospital, um exame detectou leptospirose. Seis dias após a hospitalização, ela foi diagnosticada com pneumonia, mas não fez uso de antibióticos, devido ao diagnóstico de dengue.
No dia 14 de julho, Luisa chegou a ter alta para seguir o tratamento em casa, mas piorou, precisando voltar a ser internada. A essa altura, a atleta já apresentava desorientação e perda de memória. Seu marido disse que os médicos não fizeram uma ressonância sequer antes que o quadro se agravasse.
Luisa era natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Ela era uma corredora de alto rendimento muita conhecida nas comunidades de corrida. Chegou a representar a Seleção Brasileira no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em maio.
Ver essa foto no Instagram