Mundo
Israel intercepta 99% dos mais de 300 mísseis e drones disparados pela ditadura islamica do Irã
Israel conseguiu interceptar e abater 99% dos mísseis e drones disparados pelo Irã. O país árabe lançou mais de 300 projéteis que foram derrubados pelo Domo de Ferro, sistema de defesa antimíssil dos israelenses. A ação aconteceu na noite deste sábado, 13.


Israel conseguiu interceptar e abater 99% dos mísseis e drones disparados pelo Irã. O país árabe lançou mais de 300 projéteis que foram derrubados pelo Domo de Ferro, sistema de defesa antimíssil dos israelenses. A ação aconteceu na noite deste sábado, 13.
Segundo o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), apenas “um pequeno número” de mísseis balísticos atingiu o território do país. As FDI e parceiros de Israel interceptaram a maioria dos cerca de 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos lançados pelo Irã.
Alguns mísseis balísticos caíram sobre a base aérea de Nevatim, no sul do território israelense. De acordo com Hagari, o local teve apenas danos estruturais leves. A base funcionava antes dos ataques e continua com as operações, como decolagem e pouso de aviões.
300+ launches.
99% interception rate.
This is the breakdown of Iran’s attack last night: pic.twitter.com/aRPvxSutW2— Israel Defense Forces (@IDF) April 14, 2024
Hagari disse que as armas lançadas contra Israel foram disparadas do Iraque e do Iémen. Ele afirmou que ninguém morreu diante da ofensiva iraniana. Contudo, uma menina de 10 anos ficou ferida. Ela mora próximo ao local do ataque, no sul israelense, e precisou de cuidados médicos.
Jordânia fecha espaço aéreo antes do ataque contra Israel
A Jordânia, país que faz fronteira com o território israelense, fechou o seu espaço aéreo antes do ataque por parte do Irã contra Israel. A medida jordaniana já indicava a escalada do nível de tensão na região. Os jordanianos retomaram suas atividades aéreas neste domingo, 14. O mesmo ocorreu com Iraque e Líbano.
O ataque ocorreu algumas semanas depois que o consulado do Irã, em Damasco, na Síria, sofreu um atentado. O governo iraniano culpou Israel e os Estados Unidos pela ofensiva, que resultou nas mortes de generais iranianos.
O Hamas tem o Irã como um dos principais apoiadores e financiadores. O grupo terrorista invadiu Israel em 7 de outubro de 2023 para matar, estuprar e sequestrar civis. Na época, mais de mil pessoas foram assassinadas. O atentado desencadeou a guerra com Israel, que tenta resgatar mais de cem pessoas que seguem mantidas como reféns pelos extremistas mulçumanos.


-



Polícia4 dias atrásMatança em UTI: técnicos de enfermagem aplicavam detergente e assistiam monitor cardíaco de vítimas zerar. Veja vídeo
-



Economia3 dias atrásBolsa Família janeiro 2026: como confirmar o bônus de R$150 no app e confira o calendário Oficial
-



Economia4 dias atrásMulta pesada será aplicada a motoristas que circularem sem esses dois documentos obrigatórios por lei em 2026
-



Geral3 dias atrásGoverno Lula reduz verba para a alfabetização e esquerda fica caladinha
-



Economia4 dias atrásComo ganhar dinheiro no Kwai: 7 dicas para aumentar sua renda
-



Mundo3 dias atrásLei proíbe fumar perto de escolas, parques e praias e prevê multa de quase R$ 1.000 neste país
-



Polícia3 dias atrásTécnica de enfermagem que mat0u pacientes trabalhou em hospital infantil na pandemia