Justiça
‘Gilmarpalooza’ leva parlamentares e governadores para evento em Portugal, tudo pago com dinheiro público
O evento conhecido como ‘GilmarPalooza’ atraiu diversas autoridades brasileiras a Lisboa, capital de Portugal, utilizando recursos públicos.
 
																								
												
												
											O evento conhecido como ‘GilmarPalooza’ atraiu diversas autoridades brasileiras a Lisboa, capital de Portugal, utilizando recursos públicos.
O nome do evento faz uma alusão ao famoso festival de música alternativa, refletindo a sua grandiosidade e diversidade de participantes.
Promovido por uma empresa ligada ao ministro Gilmar Mendes, o evento tem como pretexto a discussão de problemas brasileiros fora do país.
Entre os convidados estão autoridades dos três poderes, incluindo quase toda a composição do Supremo Tribunal Federal e os presidentes da Câmara e do Senado. A viagem, custeada com dinheiro dos contribuintes, foi estimada em cerca de R$ 1,5 milhão em passagens e aproximadamente R$ 500 mil em diárias.
Do governo Lula, viajaram para Lisboa a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o Advogado Geral da União, Jorge Messias, o ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius Carvalho, e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Barbosa. Esta revoada de autoridades gerou críticas devido ao uso de recursos públicos para financiar a participação em um evento fora do Brasil.
A justificativa oficial é que o evento oferece uma oportunidade para discutir questões relevantes para o país em um ambiente internacional, porém, o alto custo e a utilização de dinheiro público levantaram debates sobre a real necessidade e a ética dessas viagens.
- O Fórum Jurídico de Lisboa ainda diz que outros deputados, senadores e governadores estarão no evento. Eles não confirmaram presença. São estes:
- Aliel Machado (PV-PR) – deputado federal
- Pedro Paulo (PSD-RJ) – deputado federal
- Marcos Pereira (Republicanos-SP) – deputado federal
- Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) – deputado federal
- Eduardo Gomes (PL-TO) – senador
- Davi Alcolumbre (União-AP) – senador
- Celina Leão (PP) – vice-governadora do Distrito Federal
- Paulo Dantas (MDB) – governador de Alagoas

- 
																	  Política6 dias atrás Política6 dias atrásSindicato ligado a irmão de Lula forjou assinaturas de idosos para roubar aposentados, diz CGU 
- 
																	  Política5 dias atrás Política5 dias atrásTrump encontra com Lula, fala sobre Bolsonaro, e mantém todas as tarifas contra o Brasil; Lula sai de mãos abanando; VÍDEO! 
- 
																	  Política5 dias atrás Política5 dias atrásTrump elogia Bolsonaro diante de Lula e desmonta narrativa de página virada; ASSISTA! 
- 
																	  Polícia4 dias atrás Polícia4 dias atrásLula defende traficantes de drogas e diz que eles são vítimas dos usuários; ASSISTA VÍDEO! 
- 
																	  Política3 dias atrás Política3 dias atrásLula é rejeitado por quase metade dos eleitores que não votaria nele “de jeito nenhum” revela Pesquisa 
- 
																	  Economia2 dias atrás Economia2 dias atrásTirar CNH vai ficar mais barato: entenda a nova regra sem autoescola 
- 
																	  Política4 dias atrás Política4 dias atrásEx-ministra do STJ diz que 8/1 foi armação do sistema para tirar Bolsonaro da eleição de 2026 
- 
																	   Mundo5 dias atrás Mundo5 dias atrásFilme dos EUA sobre atentado a Bolsonaro será lançado em 2026