Mundo
Farsa eleitoral: ditadores e esquerda amiga parabenizam Maduro
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória de Maduro na votação de domingo, com 51,2% dos votos e 80% das urnas apuradas
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela declarou a vitória de Maduro na votação de domingo, com 51,2% dos votos e 80% das urnas apuradas
Os ditadores de Rússia, Cuba e Nicarágua e os presidentes da esquerda amiga, como Honduras e Bolívia, parabenizaram o ditador venezuelano Nicolás Maduro por alegada vitória na farsa eleitoral realizada no domingo, 28.
Em comunicado, o Kremlin afirmou que o ditador russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem a Maduro nesta segunda-feira, 29.
“Estamos desenvolvendo relações em todas as áreas, incluindo áreas sensíveis”, afirmou o governo russo.
O ditador cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez também felicitou Maduro por derrotar “de forma limpa e inequívoca” a oposição pró-imperialista.
“Hoje triunfaram a dignidade e o valor do povo venezuelano sobre pressões e manipulações. Transmito ao irmão presidente Maduro nossas afetuosas felicitações por esta vitória histórica e o compromisso de Cuba de estar junto à Revolução Bolivariana e Chavista.
Irmão Nicolás Maduro, a sua vitória, que é a do povo bolivariano e chavista, derrotou de forma limpa e inequívoca a oposição pró-imperialista. Assim, derrotaram também a direita regional, intervencionista e monroísta. O povo falou e a Revolução venceu.”
Hoy triunfó la dignidad y el valor del pueblo venezolano sobre presiones y manipulaciones. Transmito al hermano presidente @NicolasMaduro nuestras afectuosas felicitaciones por esta victoria histórica y el compromiso de #Cuba de estar junto a la Revolución Bolivariana y Chavista.
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) July 29, 2024
O governo da Nicarágua, liderado pelo Daniel Ortega e por sua esposa, Rosario Murillo, saudou o líder venezuelano por sua alegada “grande vitória”.
“Em plena fraternidade revolucionária e evolucionária, a Nicarágua bendita e sempre livre, nosso abraço de sempre, saudando a grande vitória que esse povo heroico entrega ao Comandante Eterno, no seu aniversário.
A você Nicolá – presidente, a Cilia [esposa de Maduro], ao PSUV, à juventude, e todas as famílias venezuelanas, nossa homenagem e saudação, em honra, glória e por mais vitórias.”
Esquerda amiga
Líderes da esquerda amiga também felicitaram Maduro pela alegada vitória na farsa eleitoral montada no domingo.
“Parabenizamos o povo venezuelano e o presidente Nicolás Maduro pela vitória eleitoral deste histórico 28 de julho. Ótima maneira de lembrar o comandante Hugo Chávez. Acompanhamos de perto esta festa democrática e congratulamo-nos com o fato de a vontade do povo venezuelano nas urnas ter sido respeitada”, afirmou Luis Arce, presidente da Bolívia.
“Queremos ratificar a nossa vontade de continuar a fortalecer os nossos laços de amizade, cooperação e solidariedade com a República Bolivariana da Venezuela, no quadro da integração soberana dos nossos povos e no objetivo comum de avançar para um mundo multipolar”, completou.
Felicitamos al pueblo venezolano y al presidente @NicolasMaduro por la victoria electoral de este histórico 28 de julio. Gran manera de recordar al Comandante Hugo Chávez. Hemos seguido de cerca esta fiesta democrática y saludamos que se haya respetado la voluntad del pueblo… pic.twitter.com/pQHx1Xvx7n
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) July 29, 2024
“Nossa especial felicitação e saudação Democrática, Socialista e Revolucionária ao Presidente Maduro e ao valente povo da Venezuela pelo seu triunfo incontestável, que reafirma sua soberania e o legado histórico do Comandante Hugo Chávez”, disse Xiomara Castro, presidente de Honduras.
Nuestra especial felicitación y saludo Democrático, Socialista y Revolucionario al Presidente @NicolasMaduro y al valiente pueblo de Venezuela por su inobjetable triunfo, que reafirma su soberanía y el legado histórico del Comandante @chavezcandanga.
— Xiomara Castro de Zelaya (@XiomaraCastroZ) July 29, 2024
Ditadura de Maduro dá vitória a Maduro
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou a vitória do ditador Nicolás Maduro nas eleições presidenciais deste domingo, 28 de julho, por 51,2% dos votos, com 80% das urnas apuradas.
Ainda segundo o CNE, que é aparelhado pelo chavismo, o candidato da oposição, Edmundo González, teria obtido apenas 44,2% dos votos.
A apuração dos resultados foi marcada por indícios de irregularidades.
O CNE paralisou a divulgação da contagem de votos em “numerosas” seções, denunciou a oposição ao longo da noite.