Mundo
Ditadura islâmica do Irã mata mulheres na forca e soma 224 execuções no ano, denuncia ONG
O Irã executou na forca sete pessoas, entre elas duas mulheres, neste sábado (18/5), segundo denúncia da ONG internacional Iran Human Rights (IHR). De acordo com a organização, a República Islâmica tem intensificado o uso da pena de morte, muitas vezes com fins políticos, atingindo um total de 224 execuções somente em 2024.
O Irã executou na forca sete pessoas, entre elas duas mulheres, neste sábado (18/5), segundo denúncia da ONG internacional Iran Human Rights (IHR).
De acordo com a organização, a República Islâmica tem intensificado o uso da pena de morte, muitas vezes com fins políticos, atingindo um total de 224 execuções somente em 2024.
Entre os executados estão Parvin Musavi, de 53 anos, mãe de dois filhos, e Fatemeh Abdulahi, de 27 anos. Musavi foi enforcada junto a cinco homens, todos condenados por tráfico de drogas, enquanto Abdulahi foi executada pelo assassinato do marido.
Conforme levantamento da Iran Human Rights, dez mulheres já foram enforcadas no Irã neste ano.
A ONG destaca que “nenhuma das execuções havia sido noticiada pelos meios de comunicação nacionais ou pelas autoridades iranianas” no momento da denúncia, o que ressalta a falta de transparência e a gravidade da situação dos direitos humanos no país.
A intensificação das execuções no Irã é vista com preocupação pela comunidade internacional, que denuncia a utilização da pena de morte como ferramenta de repressão política.
A Iran Human Rights continua monitorando e denunciando essas violações, buscando conscientizar a opinião pública global sobre os abusos cometidos pelo regime iraniano.
-
Economia7 dias atrás
‘Quadro fiscal com Lula 3 está bem pior do que com Dilma 2’, diz ex-diretor do BC
-
Política6 dias atrás
Flávio Bolsonaro reage após senador petista pedir a sua prisão, confronta Alexandre de Moraes e desmascara ministro; VEJA VÍDEO
-
Mundo7 dias atrás
Câmara dos Representantes dos EUA aprova orçamento de defesa de quase US$ 1 trilhão para 2025; VÍDEO
-
Política7 dias atrás
Senado deixa caducar PEC da maioridade penal aprovada na Câmara
-
Mundo3 horas atrás
EUA dá até 10 de janeiro como prazo final para Nicolás Maduro deixar o poder na Venezuela ou sofrerá consequências terríveis
-
Política5 dias atrás
Exército, general, senadores e deputados se pronunciam após prisão do General Braga Netto a mando de Alexandre de Moraes, do STF; ASSISTA VÍDEO!
-
Política5 dias atrás
Bolsonaro e parlamentares reagem à prisão do General Braga Netto a mando de Alexandre de Moraes: “Abuso e perseguição política”; ASSISTA VÍDEO!
-
Economia7 dias atrás
Com Selic a 12,25%, quanto rendem R$ 1.000 na poupança, Tesouro Direto, CDB e Fundos DI