Conecte-se conosco

Política

Deputado Glauber, do PSOL, ataca príncipe Luiz Philippe e é desmoralizado pelo parlamentar e por Ricardo Salles: ‘Ignorância, estridência, barulho’; ASSISTA VÍDEO!

Publicado

em


Durante sessão da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o deputado Glauber Braga proferiu ataques à oposição ao governo Lula, atacando os colegas parlamentares sobre diversos assuntos, enquanto se debatia a perseguição à candidata à presidência da Venezuela, María Corina Machado.

Quando o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança expôs a situação de insegurança física e perseguição política sofrida por María Corina Machado, o deputado Glauber Braga expôs toda sua ignorância sobre o significado de monarquia e sobre a existência de monarquias constitucionais, atacando o colega, que é membro da Família Imperial brasileira. Braga disse: “é engraçado ouvir isso de alguém que defende a monarquia. Aí faz a defesa do que seriam liberdades democráticas, um defensor da monarquia, poder absoluto do rei”.

O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança pediu a palavra e respondeu: “o deputado do PSOL demonstra publicamente, acho que não tem vergonha nenhuma de demonstrar sua total ignorância da história brasileira, do que foi o regime monárquico brasileiro, com estado de direito de verdade, separação de poderes, respeito às liberdades individuais, o processo constitucional que meu antecessor defendeu, não só no Brasil mas também em Portugal, à revelia do seu próprio irmão, que, esse sim, era absolutista. Lutou contra o absolutismo, no Brasil e em Portugal, duas vezes. Mas claro, a ignorância impera em vários deputados da esquerda, sobretudo os mais estridentes, porque não é pelo raciocínio e pelos fatos que eles tentam colocar as suas narrativas, e sim pela emoção, pela estridência e pelo barulho, sufocando qualquer tipo de razoabilidade no debate”.

Luiz Philippe prosseguiu: “e sim, o regime monárquico no Brasil foi muito avançado, assim como na Europa, durante o séc. XX e atualmente. O maior IDH, os maiores índices de participação e competição política são nos países liderados por monarcas, que não têm qualquer interesse de vilipendiar ou de roubar e oprimir sua população, muito pelo contrário. São os ombudsmen das suas sociedades. Essa que é a realidade”.

O deputado Ricardo Salles, falando em seguida, corroborou a fala do colega Luiz Philippe, dizendo: “as monarquias atuais na Europa são um exemplo de desenvolvimento, de liberdade, democracia, assim como foi a monarquia brasileira na sua História. Portanto, opiniões contrárias denotam ou má-fé ou, infelizmente, algo que acontece muito no Brasil, dada a má qualidade do ensino, que é a desinformação”.


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana