Política
Com queda de popularidade, Lula se reúne com marqueteiro
Com a queda de popularidade do terceiro governo de Lula (PT), o presidente da República realizou uma série de agendas, incluindo uma reunião com seu marqueteiro da campanha de 2022, o publicitário Sidônio Palmeira.
O encontro ocorreu na semana passada, segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, porém não foram revelados detalhes sobre os temas discutidos.
Sidônio Palmeira foi o responsável pelo slogan “União e Reconstrução” da atual gestão do governo federal. Além desse encontro, Lula também convidou ministros que foram governadores para um jantar na última segunda-feira (11) e se reuniu com dirigentes do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT para avaliar as negociações em curso sobre as candidaturas municipais.
Diante do cenário de turbulência na popularidade de Lula, a estratégia do PT, conforme o Estadão, é ceder a cabeça de chapa a partidos aliados em um número maior possível de capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores, em troca de apoio à candidatura de Lula à reeleição em 2026.
Nesta segunda-feira (18), Lula realizou a primeira reunião ministerial do ano, com uma pauta voltada para cobrar o andamento de programas e ações governamentais. No entanto, as sucessivas crises parecem estar mais relacionadas aos posicionamentos ideológicos do próprio presidente.
Em fevereiro, Lula fez uma comparação polêmica entre o ataque de Israel na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler, gerando fortes críticas. Posteriormente, ele criticou a oposição ao regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro e defendeu a “presunção de inocência” contra irregularidades cometidas por sua gestão.
De acordo com a última pesquisa Quaest, divulgada em 6 de março, a avaliação negativa do governo subiu cinco pontos percentuais (34%), ficando próxima à avaliação positiva (35%). A desaprovação do presidente também aumentou, passando de 43% em dezembro para 46% agora, sendo que entre os evangélicos, o índice de reprovação chegou a 62%.