Política
Impeachment de Alexandre de Moraes ganha apoio de Vice-líder do Governo Lula no Senado
O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou apoio de um nome inesperado: o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que é um dos vice-líderes do governo Lula no Senado.
Senador Jorge Kajuru se alinha à oposição e defende afastamento do ministro do STF
O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou apoio de um nome inesperado: o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que é um dos vice-líderes do governo Lula no Senado. Kajuru se juntou aos 36 senadores que defendem publicamente o afastamento do magistrado, em um processo que, se avançar, será analisado pela Casa, responsável por esses tipos de deliberações.
Kajuru, conhecido por suas opiniões polêmicas e independentes, afirmou que seu posicionamento não é novidade. “Eu fui o primeiro a pedir [o impeachment] em 2021. Agora é que os demais senadores decidiram copiar minha decisão”, declarou o parlamentar, reforçando sua postura crítica em relação a Moraes.
O pedido de impeachment foi protocolado nesta segunda-feira (9/9) pela oposição, sendo considerado por bolsonaristas como “o maior da história”. A proposta foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas ainda aguarda sua análise para que o processo possa ser iniciado.
Apoio no Senado e articulação política
Além de Kajuru, o requerimento conta com a assinatura de senadores de partidos que têm ligação com o governo Lula, como União Brasil, PP, MDB, PSD e Republicanos, o que sinaliza uma movimentação política complexa e de difícil controle para o Planalto. Mesmo com o apoio de alguns integrantes da base governista, a decisão de abrir o processo de impeachment depende exclusivamente de Pacheco, que ainda não se manifestou sobre o tema.
O documento protocolado no Senado recebeu a assinatura de mais de 150 deputados e acumulou mais de 1 milhão de adesões eletrônicas, demonstrando a força da mobilização contra o ministro do STF, principalmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que veem em Moraes uma figura central na oposição a seus projetos e ações.
Impeachment Protocolado
Alexandre de Moraes se tornou alvo de constantes críticas por parte de setores bolsonaristas devido ao seu papel de destaque nas investigações sobre atos antidemocráticos e no combate à disseminação de desinformação. Para seus opositores, as decisões do ministro são vistas como abusivas e motivaram diversas tentativas de impeachment, nenhuma delas bem-sucedida até o momento.
A postura de Kajuru e outros senadores ligados ao governo Lula ao apoiar o pedido de impeachment coloca o Palácio do Planalto em uma situação delicada, uma vez que a relação entre o Executivo e o Judiciário é crucial para a estabilidade política e institucional do país.
O desenrolar desse processo dependerá das movimentações dentro do Senado, em especial da decisão de Rodrigo Pacheco, que terá a palavra final sobre se o pedido será ou não colocado em pauta para votação.
-
Economia7 dias atrás
‘Quadro fiscal com Lula 3 está bem pior do que com Dilma 2’, diz ex-diretor do BC
-
Política6 dias atrás
Flávio Bolsonaro reage após senador petista pedir a sua prisão, confronta Alexandre de Moraes e desmascara ministro; VEJA VÍDEO
-
Mundo7 dias atrás
Câmara dos Representantes dos EUA aprova orçamento de defesa de quase US$ 1 trilhão para 2025; VÍDEO
-
Política7 dias atrás
Senado deixa caducar PEC da maioridade penal aprovada na Câmara
-
Mundo3 horas atrás
EUA dá até 10 de janeiro como prazo final para Nicolás Maduro deixar o poder na Venezuela ou sofrerá consequências terríveis
-
Mundo5 dias atrás
Número de mortos em Gaza foi inflado pelo Hamas para difamar Israel, mostra estudo
-
Política5 dias atrás
Exército, general, senadores e deputados se pronunciam após prisão do General Braga Netto a mando de Alexandre de Moraes, do STF; ASSISTA VÍDEO!
-
Política5 dias atrás
Bolsonaro e parlamentares reagem à prisão do General Braga Netto a mando de Alexandre de Moraes: “Abuso e perseguição política”; ASSISTA VÍDEO!