Mundo
Na OMS, Brasil vota contra texto que pedia liberação de reféns do Hamas em Gaza
O Brasil votou contra a alteração de um texto, na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), que solicitava incluir reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza em uma resolução que condenava as ações de Israel em território palestino.


Brasil vota contra texto que pedia liberação de reféns em Gaza
Votação foi durante assembleia da Organização Mundial da Saúde
O Brasil votou contra a alteração de um texto, na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), que solicitava incluir reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza em uma resolução que condenava as ações de Israel em território palestino.
De acordo com informações do Metrópoles, o texto foi apoiado por Rússia, Colômbia, Cuba, Venezuela, Irã, Nicarágua e China, além de países árabes. A autoria é da Argélia.
O texto inicialmente denunciava Israel por algumas questões como atos de violência, o uso da fome de civis e a destruição de instalações médicas por parte de forças israelenses.
Israel solicitou a alteração do projeto para que fosse incluído um pedido de libertação de cerca de 125 reféns israelenses que ainda estão sob o poder do Hamas.
A mudança no texto recebeu 50 votos favoráveis e 44 contra, sendo aprovada ao final. O grupo de países que haviam apresentado a resolução acabou por retirar o documento principal da votação.
O embaixador de Israel na ONU, Meirav Eilon Shahar, ainda fez um apelo para que todos os países e a OMS condenassem os ataques terroristas do Hamas:
“Qualquer decisão que não exija a libertação imediata dos reféns e condene a exploração das instalações de saúde pelo Hamas equivale a um fracasso moral da organização. Agradeço aos 50 países que optaram por não ignorar o destino dos 125 reféns deixados nas mãos da organização terrorista Hamas em Gaza.”
Em assembleia da OMS, Brasil vota contra texto pedindo libertação de reféns mantidos em Gaza.
Emenda foi incluída em resolução que condenava ações de Israel em território palestino. Além da libertação dos reféns mantidos pelo Hamas, texto condenava o uso, por grupos armados, de… pic.twitter.com/VUxFUkQw2Y
— Metrópoles (@Metropoles) May 31, 2024


-



Polícia5 dias atrásMatança em UTI: técnicos de enfermagem aplicavam detergente e assistiam monitor cardíaco de vítimas zerar. Veja vídeo
-



Economia4 dias atrásBolsa Família janeiro 2026: como confirmar o bônus de R$150 no app e confira o calendário Oficial
-



Economia4 dias atrásMulta pesada será aplicada a motoristas que circularem sem esses dois documentos obrigatórios por lei em 2026
-



Geral4 dias atrásGoverno Lula reduz verba para a alfabetização e esquerda fica caladinha
-



Economia4 dias atrásComo ganhar dinheiro no Kwai: 7 dicas para aumentar sua renda
-



Mundo4 dias atrásLei proíbe fumar perto de escolas, parques e praias e prevê multa de quase R$ 1.000 neste país
-



Polícia4 dias atrásTécnica de enfermagem que mat0u pacientes trabalhou em hospital infantil na pandemia