Mundo
Glenn Greenwald diz que Daniela Lima é especialista em teoria da conspiração; VÍDEO
Em programa ao vivo, a jornalista alegou que as críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes fazem parte de ‘estratégia de radicais da direita’ para reeleger Donald Trump
Nesta segunda-feira, 8, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald criticou as falas de Daniela Lima, âncora do canal GloboNews, sobre a polêmica entre Elon Musk e Alexandre de Moraes.
Durante o programa Conexão GloboNews, exibido na manhã de hoje, a jornalista acusou o dono do Twitter/X de fazer parte de uma “rede de articulação” de “radicais da direita”.
“Essa ofensiva do Elon Musk não se trata de um capricho de um ‘bilionário mimadinho’ que nem dizem os ‘tuiteiros’ […] Não é trivial, não é pequeno e não é banal o que está se propondo a ancorar, a liderar este controverso bilionário dono da rede social X.”, disse Daniela, em programa ao vivo. “Elon Musk está espelhando uma estratégia de articulação internacional de radicais da direita, e essa estratégia passa pela reeleição de Donald Trump, sua volta às redes sociais, e dá vazão a ‘teorias da conspiração’ bizarras e ridículas”
Para Daniela, isto ocorre pois Musk, supostamente, “controla o tempo e a intensidade que os conteúdos serão consumidos na plataforma que ele comanda”. Ela também acusou a rede social de dar “preferência” às publicações feitas por usuários que pagam pela assinatura do Twitter/X, o que “não se encaixa numa rede social que se diz livre”.
“Essa é a ‘liberdade de expressão’ irrestrita, quem paga no X tem mais exposição, quem fala o que a plataforma entende como interessante, por meio de seus algoritmos, tem mais exposição”, acrescentou. “É uma ‘liberdade’ maquiada, controlada, e portanto, falsa”.
Em seu perfil no Twitter/X, Greenwald comentou de forma implícita que a hipótese levantada pela apresentadora é mais uma de suas “teorias da conspiração”.
Em 2023, Daniela Lima inventou uma teoria da conspiração falsa: que X estava censurando os tweets dela sobre Musk.
Na verdade, o X estava enfrentando problemas técnicos, e todos os usos apresentavam os mesmos problemas. Ela se recusou a se retratar:https://t.co/PhP0PGXxZJ https://t.co/Hxzsvk7Rin
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) April 8, 2024
Ele recordou que, em maio de 2023, quando ainda trabalhava na CNN, Daniela acusou Elon Musk de “censurar” suas postagens sobre a PL 2630 — a “PL das Fake News“. Naquele momento, a rede social estava instável e outros usuários também enfrentavam dificuldades para publicar.
Durante uma edição do CNN 360º, ela chegou a fazer testes para “comprovar” a suposta censura que estava sendo aplicada em sua conta do Twitter/X. Apesar de ter sido informada sobre os problemas técnicos, a jornalista nunca se retratou pelas acusações contra o empresário.
Aconteceu ao vivo. Mostramos ao vivo. Impossível saber a posição da plataforma pq ela, como já é de conhecimento público, responde a qq questionamento da imprensa com um emoji de 💩. Segue trecho do #cnn360 pic.twitter.com/Bztm3BybOn
— Daniela Lima (@DanielaLima_) May 1, 2023
Glenn Greenwald celebrou decisão de Elon Musk
Na manhã do domingo 7, Glenn Greenwald publicou congratulações a Elon Musk. Greenwald é conhecido pelas suas críticas à censura e celebrou a decisão do proprietário da rede social de desbloquear perfis de usuários brasileiros.
O co-fundador do The Intercept, veículo de mídia independente que ganhou notoriedade depois de publicar as revelações de Edward Snowden sobre espionagem, celebrou a decisão do empreendedor da tecnologia em prol da liberdade de expressão.
“Na noite passada, Elon Musk prometeu honrar seu objetivo de acabar com as ordens de censura e de repressão infinitas e sem o devido processo legal do juiz Alexandre de Moraes, do Brasil”, disse Greenwald.