Conecte-se conosco

Saúde

8 crianças e um adulto morrem após comerem carne de tartaruga

Publicado

em


Uma tragédia abalou a Ilha de Pemba, no arquipélago de Zanzibar, região semiautônoma da Tanzânia, na África Oriental, onde o consumo de carne de tartaruga marinha resultou na morte de oito crianças e um adulto.

Além das vítimas fatais, outras 78 pessoas foram hospitalizadas após ingerirem a carne, considerada uma iguaria local, mas que periodicamente causa casos de quelonitoxismo, uma forma de intoxicação alimentar.

A mulher adulta que faleceu na sexta-feira (8) era mãe de uma das crianças também vítima da intoxicação, conforme relatou o médico do distrito de Mkoani, Haji Bakari. Segundo ele, a carne da tartaruga foi consumida na última terça-feira (5). Testes laboratoriais confirmaram que todas as vítimas haviam consumido carne de tartaruga marinha.

As autoridades de Zanzibar mobilizaram uma equipe de gestão de desastres e pediram à população que evite o consumo desse tipo de carne. Esta não é a primeira vez que casos fatais de intoxicação ocorrem devido ao consumo de tartarugas marinhas em Zanzibar.

Em novembro de 2021, sete pessoas, incluindo uma criança de 3 anos, morreram em circunstâncias semelhantes, enquanto outras três foram hospitalizadas.

A tragédia destaca a necessidade de conscientização sobre os riscos associados ao consumo de determinados alimentos, mesmo que considerados tradicionais em algumas comunidades.


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana