Justiça
STF volta a pautar caso que pode permitir o uso de banheiros femininos por trans
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a discutir, no dia 5 de junho, um caso que pode autorizar o uso de banheiros femininos por pessoas trans. Este julgamento, que tem repercussão geral, definirá um padrão a ser seguido em processos semelhantes em todo o país.

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a discutir, no dia 5 de junho, um caso que pode autorizar o uso de banheiros femininos por pessoas trans. Este julgamento, que tem repercussão geral, definirá um padrão a ser seguido em processos semelhantes em todo o país.
O caso em questão envolve uma pessoa trans que foi impedida por um segurança de utilizar o banheiro feminino em um shopping de Santa Catarina. Segundo a defesa, a pessoa trans passou por uma “situação vexatória” durante a abordagem.
A análise deste processo estava inicialmente prevista para ocorrer na semana passada, mas foi adiada e ainda não havia sido reagendada até o momento.
A decisão do STF será crucial para estabelecer diretrizes claras sobre os direitos de pessoas trans em situações semelhantes, impactando diretamente a vida de muitos brasileiros.
STF retoma julgamento sobre uso de banheiros femininos por pessoas trans
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará no dia 5 de junho um julgamento crucial que pode autorizar o uso de banheiros femininos por pessoas trans. Desde o início do processo, em 2014, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin já votaram favoravelmente, defendendo o direito das pessoas trans de usar banheiros que correspondam à sua identidade de gênero.
O julgamento foi suspenso em 2015 após um pedido de vista do ministro Luiz Fux. “Os transexuais têm direito a serem tratados socialmente de acordo com a sua identidade de gênero, inclusive na utilização de banheiros de acesso público”, argumentou Barroso, que é o relator do caso.
O caso, que tem repercussão geral, envolve uma pessoa trans impedida de usar o banheiro feminino em um shopping de Santa Catarina, o que resultou em uma “situação vexatória” durante a abordagem por um segurança, segundo a defesa.
São partes interessadas no julgamento o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT). A decisão do STF estabelecerá um precedente a ser aplicado em casos semelhantes, impactando diretamente a vida de muitas pessoas trans em todo o país.

-
Política5 dias atrás
VÍDEO: Alexandre de Moraes proíbe manifestação de deputados na Praça dos Três Poderes; deputado Hélio Lopes resume: ‘DITADURA! MIL VEZES DITADURA!’
-
Geral6 dias atrás
VÍDEO: Senadores dão ‘basta’ à escalada tirânica de Alexandre Moraes e exigem impeachment imediato: ‘Abuso, censura e perseguição!’
-
Benefícios4 dias atrás
Quem tem essa doença agora poderá receber benefício de um salário mínimo do Governo do federal
-
Saúde4 dias atrás
Exercício físico e coração: 7 sinais de que seu corpo pode estar em risco durante o treino e você nem sabe
-
Política14 horas atrás
URGENTE: Deputada Carla Zambelli é presa na Itália; ASSISTA VÍDEO!
-
Benefícios2 dias atrás
Veja como Garantir o BPC 2025: Saiba se você tem direito e aprenda o Passo a Passo para se Inscrever e não perder essa oportunidade
-
Polícia6 dias atrás
Alerta: Golpe do WhatsApp verificado é a maior fraude de julho
-
Economia4 dias atrás
INSS divulga calendário de agosto de 2025 com datas de pagamento